Page 28 - Boletim APE - 250
P. 28

iPE
 VISITA DO IPE AO CMPA
Este apontamento que nos proporciona uma grata sa- tisfação representa, também, a estreia da Aluna sofia Baldo como colaboradora do nosso Boletim.
Nestas linhas ela descreve-nos, segundo a sua vivência e experiência, a forma como decorreu esta interação entre os dois Estabelecimentos Militares de Ensino de Portugal e do Brasil:
***
realizou-se entre os dias 04 e 13 de setembro de 2018 a
viagem ao CMPA – Colégio Militar de Porto Alegre. Partimos no dia 04 de setembro de 2018 e chegámos pelas 18h30m (em Porto Alegre, 22h30m em lisboa) ao Ae- roporto Internacional de Porto Alegre salgado Filho onde fomos recebidos pelo Coronel Cláudio Emmanuel Faulstich Alves – Comandante e Diretor de Ensino, por Oficiais do seu Estado-Maior e por militares e alunos integrantes da Comis-
são de receção.
Ficámos alojados no Hotel de Trânsito dos Oficiais (hotel
que ficava a cerca de 5 minutos do CMPA) e no dia em que chegámos houve um jantar de boas-vindas.
A nossa delegação, com 26 participantes, dos quais 19 alunos, 5 militares e 2 professores foi chefiada Ten. Coronel Carlos Alberto Ferreira Alves (subdiretor do IPE).
O principal objetivo deste intercâmbio é desenvolver programas educacionais e culturais no âmbito internacio- nal entre as duas instituições.
Normalmente as viagens das delegações dos dois paí- ses ocorrem, na altura do aniversário de cada instituição, com a delegação visitante participando das cerimónias. No entanto, nas últimas duas vezes, em Porto Alegre, a viagem ocorreu na semana da Pátria (o Dia da Pátria celebra-se no Brasil no dia 07 de setembro).
As duas escolas são ambas centenárias têm vários pon- tos em comum.
Foi atribuído a cada aluno uma madrinha ou padrinho que estiveram connosco durante toda a semana e que fala- ram das tradições do Brasil e do colégio.
A visita teve diversas atividades educacionais, culturais e desportivas, nomeadamente a participação nas aulas do CMPA, visita ao Museu de Tecnologia da Pontifícia universi- dade Católica (PuCrs), visita à cidade de Bento Gonçalves (serra Gaúcha), passeio no comboio “Maria Fumaça”, partici- pação no desfile do Dia da Pátria, onde integrámos o Bata- lhão Escolar do CMPA, participação no Baile do Dia da Pátria e do rei e da rainha, visita ao Acampamento Farroupilha, visita ao Estádio Gigante da Beira-rio, entre outras.
Desfile dia 7 de setembro
  sofia Baldo
20161521
Festa Final
No dia 05, a Delegação do IPE foi solenemente recebida no CMPA, merecendo as honras de receção feitas por uma guarda de alunos do Grêmio da Infantaria e por duas alas de lanceiros do Grêmio da Cavalaria. No final da receção, o Guião do IPE (que fica sob a guarda do CMPA), foi entregue pelo Comandante do CMPA ao Ten. Coronel Ferreira Alves, subdiretor do IPE.
Neste dia recebemos dos nossos Alunos padrinhos o Distintivo de Bolso do CMPA e fomos integrados no Grupo da Legião de Honra e desfilámos no Batalhão Escolar no Pá- tio Plácido de Castro, onde prestámos continência ao Co- mandante do CMPA e ao subdiretor do IPE.
Depois fizemos uma visita às instalações do CMPA e par- ticipámos nas aulas do dia, integrando as turmas normais dos respetivos anos.
Os alunos e todos os funcionários foram muito simpáti- cos e mostraram-nos como funcionava a escola. Neste dia assisti a uma aula de inglês e de português.
Durante a nossa visita entramos numa aula de música e foi-nos apresentada várias músicas tocadas com flauta. Neste dia assistimos, também, um vídeo dos primeiros alu- nos do IPE que foram ao CMPA a entoarem o grito do IPE.
Neste dia, a seguir ao almoço, recebemos as boas vindas do Exmo. sr. Comandante Militar do sul, General Geraldo António Miotto, no seu discurso realçou a importância dos de Portugal no Brasil.
No dia 6 de setembro, fomos visitar a “Casa da Ovelha” onde ficámos a conhecer melhor a atividade pastoril ao fi- nal do dia viajámos num comboio clássico e tradicional “Maria Fumaça” que nos levou com muita música, dança e animação até Bento Gonçalves onde assistimos ao espetá- culo sobre a Epopeia Italiana.
No dia 7 de setembro ocorreu o Desfile Militar do Dia da Pátria durante a manhã, onde desfilámos num Pelotão. À noite foi o Baile da Independência, onde para além do Baile foram eleitos os reis e rainhas do Baile (do CPMA e do IPE).
No dia 8 de setembro, visitámos uma feira no Parque da redenção, onde tivemos a oportunidade de conhecer me- lhor a tradição do Povo Brasileiro.Durante a tarde, fomos ao Acampamento Farroupilha, onde encontrámos vários cen- tros de tradições Gaúchas. Em seguida fomos efetuar um passeio de barco onde assistimos ao pôr do sol, acompa- nhados de música ao vivo (neste passeio ouvimos música cantada pelo português Gil do Carmo).
No dia 9 de setembro, visitámos uma feira de antiguida- des e artesanato, situada frente ao Colégio e à tarde fomos assistir a um jogo do campeonato brasileiro entre o Interna- cional e o Grêmio.
No dia 10 setembro, iniciámos o dia com um percurso na praia do Tramandaí. Em seguida visitámos o maior Par- que de energia Eólica do rio Grande do sul, chamado Par-