Page 28 - Boletim APE 253
P. 28

 NOTíCIAS DO IPE
    Procissão de Nossa Senhora da Saúde 2019
No dia 5 de maio, uma representação de alunos do Insti- tuto dos Pupilos do Exército participou na Procissão de Nos- sa Senhora da Saúde 2019.
Esta é a procissão mais antiga de Lisboa e foi realizada pela primeira vez em 1570 na Mouraria, à época Freguesia de São Sebastião da Mouraria.
A participação do IPE na mesma conta com mais de 70 anos e várias gerações de alunos participaram nesta procis- são secular.
1o Lisbon Green Trail
Decorreu no dia 20 de abril, com o apoio dos Pupilos de Exército, o 1o Lisbon Green Trail.
Num percurso muito duro, há que destacar no Trail de 10 Km, a vitória em Juvenis do aluno João Carvalho (no 65/16), com o tempo de 1:19:08h.
No Trail de 25 km, um magnifico 5o Lugar na Geral, fican- do em 2o no seu escalão para o Cap. José Abrantes, com o tempo de 2:40:21h.
Esta parceria revelou-se um sucesso e espera-se que se repita para o ano com a participação de um maior número de antigos alunos.
Foto de Pedro Baldo (19830416)
Visita do Colégio Militar de Porto Alegre
Com o objetivo primordial de estreitar laços, conhe- cer outras culturas e costumes, foi assinado em 2011 entre o IPE e CPMA um protocolo de intercâmbio.
No dia 17 de maio chegou a Lisboa, uma delegação do Colégio Militar de Porto Alegre CPMA, composta por 16 alunos, professores e militares da instituição.
Para além de visitarem vários monumentos icónicos com o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, a comi- tiva teve oportunidade de visitar o convento de Mafra, o santuário de Fátima e fazerem visitas a Sintra, Évora, Santarém (terra natal de Pedro Álvarez Cabral), Sesimbra (onde realizaram um passeio de barco) e Lourinhã (par- que de Dinossauros da Lourinhã) e ainda assistirem ao jogo entre o Benfica e o Santa Clara.
No dia 20 de maio, decorreu a cerimónia de imposi- ção do Escudo de Armas aos Alunos do Colégio Militar de Porto Alegre.
Durante a cerimónia, foi ainda colocada a Barretina à Coronel Aluna Laura Velasquez e entregue o Guião do CMPA, confiado à guarda do IPE, ao Coronel Faulstich Al- ves, Comandante do Colégio Militar de Porto Alegre.
No dia 23 de maio o IPE deu um jantar em honra da comitiva brasileira. Antes do jantar, o antigo aluno Rui Vargas (“pai” do protocolo entre o CPMA e IPE, confor- me o Cor. Miranda Soares o apresentou) fez uma alocu- ção sobre a globalização e lusofonia, tendo enaltecido a importância dos laços entre as 2 instituições.
No final da noite houve a troca de prendas entre os alunos e profissionais do CPMA e IPE e ainda entre o CPMA e APE.
Durante as cerimónias do 108o Aniversário do IPE, os alunos do CPMA participaram garbosamente nos desfi- les no dia 24 e no dia 25 de maio.
Segundo os próprios, a visita de 10 dias foi muito bem aproveitada por toda a comitiva, com visitas muito inte- ressantes e foram muito bem recebidos por todos.
     26 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho













































































   26   27   28   29   30