Page 33 - Boletim numero 258 da APE
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 A minha Prova de “A Aptidão Profissional
NOTíCIAS DO IPE
 PIlõES DE HOjE
         Prova de Aptidão Profissional (PAP) é a conceção e exe-
cução de um projeto pessoal (aptidões, interesses, moti- Salomé Príncipe Matias
       vações e criatividade), centrado em temas perspetivados pelo aluno, mas integrador, desenvolvido ao longo do último terço da formação, em interação com o meio empresarial/profissional.
Essa PAP consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelec- tual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competência profis- sionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem.
...”
Portaria no 550-C/2004 de 21 de maio
Ingressei no instituto em 2017 para o curso profissional de Técnico de Gestão e, desde cedo soube que, para con- cluir o curso, teria de apresentar um projeto pessoal no final do décimo segundo ano.
Foi então, num dia meio entediado, que comecei a pen- sar em produtos e serviços que não existiam ou que podiam ser, de alguma forma, melhorados ou inovados e, foi assim, que surgiu a minha ideia de negócio.
O projeto consistiu na constituição de uma sociedade unipessoal por quotas - Beach Rolley, unipessoal, Lda. que tinha como finalidade a criação de um trolley, com duas ro- das adaptadas à areia, em que seria possível transportar de uma só vez todo o “equipamento” necessário para passar um bom tempo na praia. O trolley tinha a particularidade de ser também uma cadeira (com dois tamanhos - criança ou adulto) e de ser facilmente acondicionado para ocupar o menor espaço possível, quando não utilizado. Incluía ainda um tabuleiro amovível para o momento das refeições.
Esta ideia surgiu através da necessidade sentida pela mi- nha própria família, e conhecidos, em transportar para o areal todo o “equipamento” necessário para passar um dia na praia (como cadeiras, chapéu de sol, toalha, geleiras, para-ventos, brinquedos para as crianças, entre outros), por
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outro lado, também fui influenciada por viver na Região Oeste de Portugal.
Todo o processo, desde a escolha da ideia à execução do projeto, foi acompanhado e auxiliado pelos professores orientadores da PAP que, desde já torno a agradecer toda a ajuda e apoio prestado. A execução do projeto foi planeada e colocada visualmente num Diagrama de GANTT e, ao lon- go da elaboração do projeto, foram surgindo várias dificul- dades, ainda para mais neste ano tão atípico, como por exemplo, obter respostas por parte das empresas, com que contactava, a tempo de cumprir os prazos estipulados para a entrega do trabalho, ou então as empresas estavam encer- radas devido ao confinamento. Algumas das soluções para estes problemas foram basear-me em valores médios e des- locar-me até algumas empresas para obter respostas.
Assim que concluí a execução do projeto, comecei a pre- parar a apresentação do mesmo para garantir que cumpria o tempo estipulado e, claro, para me sentir preparada e con- fiante do meu trabalho, isto porque para qualquer “boa” apresentação é necessária muita preparação, e, de facto, a apresentação correu muito bem e senti que todo o esforço foi compensado.
Concluindo, o projeto da PAP tem como finalidade mos- trar que ao concluir o ensino secundário no Curso Profissio- nal Técnico de Gestão e tendo o conhecimento adquirido das várias disciplinas lecionadas ao longo dos três anos, te- nho a capacidade para criar um negócio, o meu próprio pos- to de trabalho com remuneração mensal, e ainda de contri- buir para a economia nacional criando mais postos de trabalho. O projeto foi composto pelo Plano de Negócios onde mostrei que o meu negócio era viável e que conseguia o retorno de todo o investimento inicial.
   Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 31
















































































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