Page 41 - Boletim numero 258 da APE
P. 41

 Apresentação de Livros
leituras
                             Estilhaços da Guerra Colonial
Já está nas bancas este novo livro do Pilão Luís Alves de Fraga (19540282) Histo- riador e especialista nesta e muitas outras
matérias, com várias obras publicadas e que será o Anfitrião na organização e condução das Tertúlias sobre a Guerra Colonial que a Associação dos Pupilos do Exército vai rea- lizar nos próximos meses de outubro e no-
vembro do corrente ano de 2020.
As 204 páginas incluem uma longa bi- bliografia e o corpo do texto é apoiado em numerosas notas de rodapé, que situam o leitor nos principais trabalhos a consultar, se se desejar apro-
fundar cada um dos temas tratados.
Na introdução o Autor explica o conteúdo, como foi cons-
truído e, acima de tudo, quais os objetivos que pretende alcan- çar com a publicação desta obra.
Na conclusão faz um balanço do livro e aponta para um cer- to rumo histórico de estudo e análise da guerra colonial.
É uma obra de fácil leitura, tendo a particularidade de procurar olhar a guerra em África sob vários ângulos.
Trata-se sem dúvida de uma leitura recomendável para to- dos os que se interessam por estas páginas da história contem- porânea de Portugal e um elemento importante de acompa- nhamento e compreensão dos temas que irão ser abordados nas referidas “Tertúlias da Guerra Colonial”.
O livro está também à venda on-line em: https://www. gradiva.pt/.../487.../estilhacos-da-guerra-colonial e nas princi- pais livrarias.
Sentires de Maio
O João Marques
(19740176), um Pilão
de muitas e boas ini-
ciativas e senhor de
uma grande vontade,
compilou e publicou
o livro cujo lança-
mento foi participa-
do por um pequeno
grupo de amigos Pi-
lões que tiveram pos-
sibilidades e sentiram condições para estar presente no dia 12 de agosto pelas 14 horas na sua nova e recentemente estrea- da residência, a que todos nós nos habituamos a identificar como “Terceira Sessão/58 Joaquim Silva” em homenagem a outro grande e saudoso Pilão recentemente e abruptamente falecido.
Este momento que foi gravado em vídeo, entretanto difun- dido na página de facebook “Meus amigos do Pilão”, contou com as presenças e intervenções do grande impulsionador do projeto José Manuel Barroca da Cunha (19520317), do Poeta Ramiro Nolasco (19740268) e do antigo Presidente da Direção da APE Artur Barroca da Cunha (19470188).
Foi oferecido um exemplar autografado à Biblioteca da APE bem como aos vários autores que contribuíram com textos de sua autoria alusivos à passagem do 109o aniversário da funda- ção do IPE no dia 25 de maio de 2020.
 Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 39
  




































































   39   40   41   42   43