Page 6 - Anexo Boletim numero 258 da APE
P. 6

      O sonho comanda a vida
Antiga Comandante de Batalhão dos Pupilos Mariana Baptista termina 1o ano da Escola Naval
 A Mariana nasceu a 3 de dezembro de 1999. Ainda sem tomar consciência disso, transpõe pela primeira vez as portas do Instituto a 24 de dezembro desse mesmo ano, para acompanhar a mãe na Consoada com o pai, militar, que estava de serviço nesse dia.
Aluna do 4o ano da Escola Básica n o1 do Alfeite, onde possivelmente veria as primeiras fardas da Armada, assistiu a algumas cerimónias militares nos Pupilos, fruto de ter um primo aluno.
Em 2010 concorre ao Instituto, ao 5o ano, juntamente com outra candidata, a Carina Jorge, concorrente ao 10o ano. Num universo de cerca de 150 alunos, serão as duas únicas raparigas a concorrer e a entrar nesse ano.
Como o Instituto está separado em duas secções, a 1a Secção em Monsanto e a 2a Secção na Estrada de Benfica, a Mariana, com 11 anos, estará quase sempre na 1a Secção e a Carina na 2a. Uma em cada secção, valentes raparigas no meio de um mundo que até ali tinha sido somente de homens.
Comandante de Batalhão 18/19 Mariana Baptista
Comandante de Batalhão 18/19 Mariana Baptista
Aluna aplicada, sempre figurou em vários quadros de mérito, cultural e físico.
A Direção do IPE, por considerar que a Mariana teria um conjunto de competências necessárias para cumprir funções de “Graduado”, no enquadramento, socialização e adaptação de alunos mais novos, nomeou a Mariana Baptista como Comandante de Secção. No ano seguinte, foi Comandante de Pelotão e, no último ano, já finalista, e pela primeira na história centenária do Instituto, é nomeada Comandante de Batalhão. O Batalhão Escolar tinha, à data, cerca de 300 Alunos.
Em 2019, concorre a vários Estabelecimentos de Ensino Superior Militar e ultrapassa as várias fases dos concursos. Quando chega à fase de decidir, opta pela sua preferida: a Escola Naval.
Já na Escola Naval, na fase das provas de Validação das Aptidões Militares Navais (VAMN) tem
------------------------------------------ Comandante Nuno Baptista Pereira *
   6 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro





















































































   4   5   6   7   8