Page 11 - Anexo do Boletim Numero 255 da APE
P. 11

    Foto de separação Homem Gorila
FIGURA 5
2- O nosso antepassado era um verme
Enquanto que à superfície da Terra reinava um caos, já aflorado, tornando improvável o desenvolvimento de todas as formas de vida, nas profundezas do manto oceânico te- rão surgido as primeiras reacções bioquímicas que deram lugar a células complexas.
Este processo ter-se-á desenvolvido em quatro etapas:
1- a água do mar penetra no manto (da Terra) e pro-
voca uma reacção química
2- esta engendra moléculas orgânicas (aminoácidos, ácidos carboxílicos, açúcares)
3- que se transformam-se em macromoléculas ou es- truturas celulares (ARN, Polipeptídeos, membra- nas)
4- formando células que migram para a superfície, e que dão origem aos “organismos”.
Numa jazida, Doushantuo, na China, foram encontrados os mais antigos fósseis animais até hoje conhecidos, data- dos de -600 a -570 milhões de anos e compreendendo es- ponjas, cnidários (hidras, anémonas do mar, alforrecas, co- rais, medusas, (animais de simetria radial) e embriões ex- cepcionalmente preservados.
No espaço de algumas dezenas de milhões de anos, no mundo marinho, desenvolveram-se formas de vida comple- tamente novas que estão na origem da fauna actual: artró- podes, moluscos, equinodermos ou ainda cordados (carac- terizados por possuírem um sistema nervoso dorsal em re- lação ao tubo digestivo e por uma “corda”, estrutura que prefigura os vertebrados), estimando-se que pelo menos 40% destas categorias (filos) actuais já existiam no Câm- brico.
Os arquivos fósseis mostram uma grande abundância de organismos de simetria bilateral (o nosso caso)
Para traçar o retrato robot do antepassado dos seres de simetria bilateral, lançou-se mão de novos métodos como a “filogenia molecular” que consiste em analisar e comparar os genes partilhados pelo conjunto dos animais actuais, per- mitindo elucidar os elos de parentesco entre as grandes li- nhagens animais segundo um raciocínio simples: quanto mais as estruturas genéticas de duas espécies se aproximam
mais as espécies devem ser parentes próximos; e da “gené- tica do desenvolvimento”.
  FIGURA 6
Com que se parecia o antepassado de todos os animais de simetria bilateral de que fazemos parte?
Arvore filogenética
 FIGURA 7
Além do aumento da vida multicelular existe uma maior transição, bem conhecida, que
respeita a passagem dos seres vivos do mar para a terra firme.
No Séc. VI antes da nossa era, o grego Anaximandro de Mileto tinha a convicção que a fauna terrestre tem as suas origens no mundo aquático. Esta crença percorre toda a mi- tologia do mundo ocidental, com algumas passagens bíbli- cas.
Só no Séc. XX, cerca de dois mil e seiscentos anos depois, encontrou-se um grupo de peixes do Período Devoniano (de -415 a -360 milhões de anos) que está na origem dos verte- brados terrestres: os anfíbios, répteis, aves e mamíferos,
Anexo Digital ao Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro | 10











































































   9   10   11   12   13