Page 26 - Boletim numero 258 da APE
P. 26

 NOTíCIAS DO IPE
 Provas de Aptidão Profissional (PAP)
Decorreram entre os dias 22 e 25 de junho de 2020 as apresen- tações das Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos alunos finalistas do 12o Ano.
As PAP, que fazem parte integrante dos Cursos Profissionais, são a última etapa do percurso escolar do 12o Ano. Nestas os alunos devem fazer uma apresentação pública dos seus projetos e devem integrar as disciplinas que aprenderam nos 3 anos do curso.
De referir que foram as primeiras PAP do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, sendo, de acordo com o grupo de informática do IPE, a abertura deste novo curso no ano letivo 2017/2018 uma excelente aposta, pois os resultados têm sido muito positivos.
Este ano, as apresentações foram realizadas com recurso a pla- taformas on-line e em regime não presencial, o que implicou uma reorganização e um esforço adicional de alunos e professores.
Nas apresentações em Zoom, que contaram com um júri convida- do, ficaram patentes o empenho e dedicação de todos os alunos.
Captura de tela 2020-06-24 PAP Curso Técnico de Gestão
 Concurso
Uma Aventura Literária
Os alunos do IPE voltaram a ser distinguidos no Concurso
“uma Aventura Literária”.
A edição de 2020 do concur- so conta já com várias distinções de alunos do IPE, prova da sua
motivação e gosto pela escrita. Na edição deste ano foram mais de 14 mil trabalhos, individuais e de grupo de alunos de escolas de todo o país, incluindo Açores e Ma- deira e também de escolas de França, Suíça,
Macau, Cabo Verde e Brasil.
Com um trabalho realizado no âmbito da dis-
ciplina de História e Geografia de Portugal “Se eu estivesse no terramoto de 1755” da aluna Yaná Spencer (no 16/18) do 6o B, os trabalhos dos alu- nos Filipe Pedro (no 64/18) e César Medeiros (no 74/17), do 7o C e ainda o trabalho da aluna Ma- riana Contente (no 253/19) do 10o D foram dis- tinguidos, na modalidade de Texto Original, com uma Menção Honrosa no concurso uma Aventu- ra... Literária 2020. Parte superior do formulário
Os alunos cujos trabalhos são distinguidos com Menção Honrosa recebem, além do Diplo- ma de Menção Honrosa, um livro, oferta da Edi- torial Caminho.
Todos os participantes e professores estão de parabéns!
    Aplicação
Give IT Easy
Durante o ano letivo 2019/20, 215 escolas e 90 equipas participaram nos Encontros Regionais da 6a Edição do Apps for Good, entre as quais uma equipa do IPE.
A concurso esteve a aplicação móvel “Give IT Easy”, desenvolvida pelos alunos do 11oC Telmo Costa (no 288/13), Pedro Vieira (no 132/18), Afonso Maduro (no 198/17) e Mário Vieira (no 223/17), coordenada e orientada pelos professores Patrícia Dinis e João Cortez.
No dia 3 de julho conheceram-se as equipas finalistas da Região Centro- -Sul e apesar da aplicação “Give IT Easy” ter sido a mais votada pelo público da 6a edição do concurso Apps for Good não foi uma das apps favoritas do júri, não conseguindo alcançar a tão almejada final do concurso que ocorre- rá no dia 17 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Não obstante, os alunos e professores estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Preliminary English Test
Os alunos Leonor Fernandes (no 479/ /15), Maria Andrade (no 1205/15) e Mi- guel Soeiro (no 293/15) deslocaram-se ao Hotel Tryp, em Lisboa, onde realiza- ram, no dia 25 de julho, o exame de Cam- bridge – Preliminary English Test. Estes alunos do 9.o ano foram os que mais se destacaram pelo aproveitamento e em- penho no estudo da língua inglesa, ao longo do seu percurso escolar no IPE.
O nível de inglês de cada um destes alunos nas diferentes skills será compro- vado através de um certificado reconhe- cido internacionalmente.
   24 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro






































































   24   25   26   27   28