Page 28 - Boletim numero 258 da APE
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 NOTíCIAS DO IPE
  Escola de Graduados
         Em primeiro lugar, gostaria de saudar toda a comuni- dade educativa do IPE, assim como a Associação dos Pupilos do Exército, num período de pandemia em que estamos a vivenciar, e que nos deixa com alguma per- plexidade e incerteza face ao ano letivo 2020/2021 que aca- ba de se iniciar. Pese embora, estejamos cientes que, por parte da Direção do IPE, e do Corpo de Alunos (Cal) em par- ticular, tudo está a ser feito na implementação das medidas da DGS, na preservação da comunidade escolar.
Como é da tradição do IPE, o ano escolar inicia-se com a nomeação de um conjunto de alunos que se destacaram pela sua conduta escolar, física e comportamental, para a frequência da Escola de Graduados, pelo período de duas semanas. Durante este tempo é proporcionado àqueles alu- nos um conjunto de atividades de âmbito militar, com espe- cial incidência para as competências de liderança de peque- nos grupos. A Escola de Graduados consubstancia-se, assim, numa preparação adicional para as funções de comando, abordagens nas áreas da instrução, da saúde, higiene, pri- meiros socorros, gestão de recursos e na moderação e ges- tão de conflitos.
Durante o referido período de instrução, os alunos tive- ram oportunidade de se deslocarem ao Regimento de Co- mandos (RCmd), onde realizaram um pequeno exercício táti- co, destinado a desenvolver a coesão de grupo. No RCmd tiveram, ainda, a oportunidade de saborear a famigerada ra- ção de combate, alimentação típica do teatro de operações.
No âmbito da liderança, o IPE contou, ainda, com a ines- timável colaboração dos gabinetes de liderança existentes na Academia Militar e na Escola de Sargentos do Exército que, através dos seus representantes, transmitiram alguns conceitos teóricos sobre liderança, complementados com dinâmicas de grupo (exercícios de Liderança- Bleeding).
A semana de graduado culminou com a tão ansiada ceri- mónia oficial de imposição de insígnias, que decorreu nos claustros do IPE, divulgando os cargos atribuídos a cada um dos graduados. De salientar, a forma com toda a comunida- de escolar vive as nomeações dos alunos graduados. Desde cedo, circularam nas redes sociais vaticínios de como seria a
TCor Art António João Guelha da Rosa
Comandante do Corpo de alunos
*
               constituição do batalhão de alunos. Muitos foram os cená- rios perspetivados, e que, no dia 11 de setembro, viriam a confirmar-se, ou talvez não, num misto de alegria por uns e de tristeza por outros.
Consideramos que os alunos graduados são o veículo da propagação dos valores institucionais do IPE, nomeadamen- te na Instrução do Copo de Alunos (ICA) e que, a partir deste ano letivo, se passou a designar por Instrução de Matriz Militar (IMM). São eles que materializam a transmissão dos ensinamentos formais e informais aos alunos mais no- vos. “o Aluno Graduado pode ser considerado como o maes- tro do pequeno grupo que lidera, onde cada aluno subordi- nado, nas suas tarefas e atividades, deve executar a partitura própria de tal forma que toda a melodia resulte correta” (Rosado, 2008, p. 417)1.
Para terminar, gostaria de deixar umas palavras de con- forto à comunidade escolar do IPE, no sentido de que, perante a incerteza da duração destes tempos de pandemia, que de breve terá pouco, não podemos deixar que o receio se apodere das nossas mentes. É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores estão para chegar, desejan- do que, o ano letivo de 2020/2021, decorra com a normali- dade desejável.
1 ROSADO, D. P. (2008). Pupilos do Exército: uma Interpretação Sociológi- ca. Lisboa: Edição do Autor
* Comandante do Corpo de Alunos do Instituto dos Pupilos do Exército desde março de 2020, Licenciado em Ciências Militares em 1993, na Arma de Artilharia, pela Academia Militar; Mestre em Ciências da Educa- ção em 2015, na vertente Administração e Gestão Educativa sob o tema “A Formação em Contexto de Trabalho no Exército Português”; doutoran- do do curso de Ciências da Educação na uEvora, está a realizar um estudo comparativo sobre os referenciais de competências, utilizados nos exér- citos de Espanha, do Chile, e na NATO.
    26 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro



















































































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