Page 39 - Boletim numero 261 da APE
P. 39

BOLETIM APE | ABR/JUN 2021
EVOCAÇÕES
 Mais uma vez, ali estava o Artur Barroca da Cunha a de- fender a iniciativa, como um dos marcos marcantes das cele- brações dos 50 anos.
Não escondo que a organização desta prova internacio- nal esteve a meu cargo (até ficou o meu pai como Presidente da Comissão de Organização, para não chocar as entidades oficiais com um jovem de 22 anos). Já era a minha costela de “organização de eventos” a aparecer.
Mas sozinho não iria longe.
Foi aqui que contei com o Artur Barroca da Cunha (e tam- bém do João Marques da Silva e do meu pai, para além, natu- ralmente, de toda a Direção da APE liderada pelo Artur, e ainda o Eugénio Coelho (19380297) que era na altura o Dire- tor do IPE).
Ficou-me na memória para sempre o apoio do Artur Bar- roca da Cunha, a motivação, a ajuda a derrubar barreiras (e eram tantas), os contactos para abrir portas de patrocinado- res, o pressionar o apoio do IPE e do EME, o sentir permanen- temente a sua presença a aconselhar-me, eu sei lá!
Foi extraordinário! Nem sei qual a palavra que devo usar. O mais ajustado é mesmo o nosso “Querer é Poder”!
O resultado foi um evento de grande sucesso, que se reali-
zou em 2 anos consecutivos (em todas as provas olímpicas de carabina e pistola), e que teve a presença de atletas da Norue- ga, Suécia, França, Itália, São Marino, Macau, País de Gales, Inglaterra, Dinamarca, Grécia, Brasil, Alemanha, Espanha, Es- tados Unidos da América e, obviamente, Portugal. Para além deles, participou a equipa da APE formada pelos seus atletas e, nas provas em que não tínhamos participação “nossa”, por convidados (sempre jovens com idade inferior a 23 anos).
Nesta segunda foto, vemos o Artur Barroca da Cunha (e também o Joaquim Alpalhão) com a equipa da Noruega que era naquele ano a Campeã Mundial de Carabina Ar Comprimi- do (10mts) e vice-campeã mundial de Carabina de Pé (50mts)
A exposição pública e o nome dos “Pupilos do Exército” estiveram bem alto. A cobertura de imprensa (relembro que estávamos em 1982) foi imensa, quer na televisão, rádio ou imprensa escrita.
Após o INTERAPE83, o Tiro Desportivo no Pilão reduziu substancialmente a sua atividade durante 2 anos, regressan- do novamente em força após esse período.
Termino este relembrar de memórias com quase 40 anos com um...
Bem hajas Artur Barroca da Cunha.
Descansa em paz. Um dia nos encontraremos e recorda- remos estes tempos.
                 A. Borges Pires, Santos Pereira, Pires Pereira & Associados, RL
ÁREAS PREFERENCIAIS:
DIREITO LABORAL, DIREITO COMERCIAL, DIREITO CIVIL,
CONTENCIOSO CIVIL, LABORAL E COMERCIAL
António Borges Pires: abp@abpa.pt Henrique Santos Pereira: hsp@abpa.pt
 AMOREIRAS, TORRE 3, 5o PISO, 511, 1070-274 LISBOA | TEL. +351 212 454 262 - FAX: +351 212 454 284
  37












































































   37   38   39   40   41