Page 43 - Boletim numero 261 da APE
P. 43

BOLETIM APE | ABR/JUN 2021
OS NOSSOS PROFISSIONAIS
       Figura 4 – Compressor no1 do Ar Condicionado de RE
A minha secção, onde (presentemente) me encontro há 1 ano, tem como objectivo principal zelar pelos equipamentos de frio, tais como:
• o sistema de ar condicionado do navio, que é composto por dois grupos, um avante (AV) e outro a ré (RE), cada um deles com dois compressores que distribuem a água de refrigeração pelos 9 módulos de ventilação es- palhados pela plataforma;
• três compressores para as cinco câmaras frigorificas, duas das quais com temperaturas de cerca de –20oC;
• todos os frigoríficos domésticos que as diversas sec- ções e espaços de convívio têm;
• e 14 unidades de ar condicionado (ACU) que se desti- nam a arrefecer determinados espaços limitados a que chamamos contentores, onde se encontram equipa- mentos mais sensíveis e carentes de temperatura con- trolada.
Para além dos equipamentos de frio, é da responsabilida- de da minha secção ainda, os equipamentos de manobra de helicópteros a bordo, uma grua para embarque e desembar- que de pequenas embarcações como semi-rígidas e botes, equipamentos diversos de hotelaria, uma semi-rígida e um motor fora de bordo para bote.
A nossa função é essencialmente efectuar manutenções preventivas e correctivas nestes equipamentos, operar e ga- rantir a correcta operação destes.
Figura 5 – Carrinho para manobra de helicóptero
Somos uma equipa de 4 elementos, eu e três dos melho- res marinheiros Electromecânicos que já conheci! Conto tam- bém com o apoio constante do meu chefe, que tem sido uma “mais-valia” para esta minha primeira Missão.
Temos caminhadas duras nos aprontamentos para as na- vegações e a nossa secção implica com o bem-estar da guar- nição (o navio sem ar condicionado pode chegar em alguns compartimentos a temperaturas superiores a 40aC, imaginem a navegar!), mas com a nossa união, espírito de corpo e cama- radagem, temos levado a nossa missão sempre em frente!
Somos, neste momento, uma guarnição de 116 elemen- tos nas mais diversas áreas, que vão desde as Armas e Elec- trónica, ao Departamento de Logística que comporta os ser- viços de Abastecimento e de Cozinha, aos Serviços Gerais que zelam pelo estado geral do navio e o Departamento onde me insiro, o de Propulsão e Energia, que comporta os Serviços de Electricidade, de Mecânica que se divide nas Sec- ções de Motores, Turbinas, Geradores e Oficina e o Serviço onde me insiro – o de Limitação de Avarias, dividido entre a Emergência e o Apoio.
Somos um navio feliz! Com altos e baixos, mas sempre com uma união e atitudes que nos têm levado a cumprir as mais diversas missões, mesmo com as adversidades com que nos vamos deparando!
E se, porventura, até agora não consegui convencer-vos, deixo-vos esta ideia para ficarem a pensar:
Imaginem o céu estrelado, numa noite calma, de céu lim- po, a navegar...
    41

















































































   41   42   43   44   45