103.º Aniversário do IPE

Apelo à Comunidade APE
13/10/2014
Apelo à Comunidade APE
13/10/2014

As comemorações do 103.º Aniversário do IPE tiveram início na manhã de Sábado dia 24 de Maio com a realização da cerimónia militar de apresentação de cumprimentos à alta entidade militar que presidiu, Exmo. Comandante da Instrução e Doutrina, Senhor Tenente General Frederico José Rovisco Duarte.

A vasta assistência constituída por entidades militares e civis, convidados, familiares, alunos e ex-alunos, assistiu a um preenchido programa que constou da Apresentação e continência do Batalhão Escolar, Integração do Estandarte Nacional nas forças em parada, Alocução pelo Exmo. Director do IPE, senhor Coronel João Miranda Soares, Imposição de condecorações ao Exmo. Comandante do Corpo de Alunos, Sr. Tenente Coronel Jorge Bastos e Exma. Senhora Professora Maria de Jesus Caimoto Duarte e desfile do batalhão Escolar ao som da Banda e Fanfara do Exército.

Seguiram-se as exibições de um pelotão de alunos auto comandado, da Classe especial de veteranos ex-alunos e da Classe especial de ginástica dos alunos do Instituto. Por último desfilou o Batalhão da saudade, composto por todos os ex-alunos e ex-alunas presentes, comandado pelo “pilão” Cameira Martins. A cerimónia encerrou com o desfile do Batalhão Escolar sob o comandado do aluno Rachide Pachirre. Os festejos concluíram neste primeiro dia com o almoço que teve lugar nos claustros e no refeitório onde conviveram os alunos, familiares e ex-alunos que bridaram num porto de honra e bolo de aniversário.

No Domingo dia 25 pelas 10 horas da manhã teve lugar na Praça dos Restauradores em Lisboa o segundo dia das comemorações com o Batalhão Escolar a perfilar em continência à altas autoridades presentes de onde, após a passagem em revista, pelo Comandante da Instrução e Doutrina, Tenente General José Rovisco Duarte, se iniciou o desfile em parada em direcção à Praça da Figueira com passagem pelo Rossio. Após esta cerimónia militar realizou-se a missa alusiva à efeméride na Igreja de São Domingos.

Usamos cookies no nosso site para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies.