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Evocações A COEDuCAÇÃO NO IPE (I)
“Procuremos somente a beleza, que a vida
É um punhado infantil de areia ressequida,
Um som de água ou de bronze e uma sombra que passa…” 1
Eugénio de Castro
“mEmÓRIAS”… NA PRImEIRA PESSOA
introdução as mesmas turmas tivessem uma fre- termos escolares, às mesmíssimas
quência considerada economicamen- exigências e regras estabelecidas para
o «Editoral», do «Boletim te adequada… o ingresso no ensino superior politéc-
da Associação» nº 77 – … e não é que até poderiam existir nico.
(Julho/Setembro 1974), do tais situações! Tendo em conta os meios huma-
então seu Director, o Dr. nos e instalações existentes, foi consi-
DAlfredo Esperança respi- No nosso caso, dada a estrutura e derado pedagogicamente correcto,
gamos os excertos a seguir transcri- funcionamento do Instituto, por cir- que as turmas dos cursos superiores
tos, com a devida vénia ao seu autor. 2 cunstâncias diversas, que resultavam pudessem ter até 35 alunos cada.
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da admissão ser feita apenas ao nível Admitia-se ainda, que se a afluên-
“os Pupilos do Exército da entrada para o Ciclo Geral Prepa- cia de candidatos o justificasse, po-
e a democracia… ratório, (10/11 anos de idade), poderia der-se-ia equacionar a hipótese de
dar-se a circunstância de se verificar desdobramento de turmas, com o ine-
Na Declaração algum esvaziamento dos efectivos de rente ajustamento dum adequado re-
de Princípios e Pro- entrada até ao último ano do plano de forço dos meios, nomeadamente do
grama do Partido estudos. Um tal aspecto apresentaria corpo docente.
Socialista, há um uma certa acentuação na transição Considerando o número de alunos
capítulo intitulado para os cursos médios, dada a diver- que transitassem dos Cursos Gerais,
«Uma Política Ins- sidade de opções dos cursos existen- o número de vagas disponíveis, com a
titucional ao Servi- tes. premissa dos 35 alunos por turma,
ço do Cidadão». Assim, poderia ocorrer ocasional- seriam abertas a candidatos vindos
António B. Pinheiro Neste, com o sub-
(19460033) título de «Forças Ar- mente uma tal realidade… do exterior…
Desta forma se procuraria renta-
Embora o fenómeno já se proces-
madas», lê-se o que sasse anteriormente, o mesmo assu- bilizar ao máximo, quer pedagogica-
passamos a transcre- miu um cariz de maior acuidade, face mente, quer economicamente, os
ver, e que, na parte final se destaca. à realidade sócio-cultural que se pas- meios didádico-pedagógicos de que o
… sou a viver nesse período… Instituto disporia.
6.8 Como princípios complementares
enunciam-se os seguintes: Análise da situação A solução Proposta
…
6.8.2 Abandono dos princípios aristo- Então como se poderia contra- Nunca ocorrera alterar o “stato
cráticos, das bases «elitistas» e dos parti- riar uma tal argumentação e ultra- quo” do Instituto, quanto à sua carac-
cularismos e privilégios de tipo corporati- passar a situação? terização de ser uma escola, desde a
vo na estrutura das Forças Armadas, as- Com os efectivos normais das ad- sua fundação, destinada a receber “os
sim como a resoluta democratização de missões, nas condições expressas, pa- filhos varões…” , i. é, uma escola voca-
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toda a organização militar. receria não se vislumbrar uma solu- cionada para o sexo masculino…
ção para o problema…, a menos que os alunos a admitir, nas condi-
Em consequência deste princípio: fosse “diminuída” a oferta opcional ções já expressas, iriam frequentar
6.8.2.1Serão extintos os Colégio Mili- dos cursos superiores, o que não faria o instituto em regime de internato,
tar, os Pupilos do Exército e o Instituto de sentido… em pé de igualdade, para todos os
Odivelas.” Assim sendo, uma solução, que se efeitos, com os restantes alunos…
afigurava como razoável, poderia pas- apenas, a sua frequência escolar, se
Ora! sar por haver admissões, também ao iria processar ao nível de ensino dos
De entre a argumentação susten- nível dos cursos (agora) superiores, cursos superiores.
tada por gente responsável, à época, para os jovens descendentes de ele-
ressaltava entre outra, o aspecto dos mentos da “família militar”…, que Como enfrentar o assunto, para o
encargos para o erário público, resul- tivessem obtido a sua qualificação ultrapassar de forma positiva e obs-
tante do facto da existência de turmas do ensino secundário, em estabele- tar aos “clamores”?
com um número reduzido de alunos, cimentos de ensino público ou pri-
por vezes de um ou dois, para um vado. Nestas circunstância, aos respon-
efectivo docente, igual ao que seria se Estas admissões obedeceriam, em sáveis pela Direcção do Instituto, de-
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