COMUNICADO COVID-19

Parabéns CMPA
22/03/2020
Relatório de Actividades e Contas 2019 e Plano Actividades e Orçamento 2020
22/04/2020
COVID-19 Comunicado APE

COVID-19 Comunicado APE

COMUNICADO

A TODA A COMUNIDADE PILÓNICA

Covid-19

O dia de amanhã, pode não ser nunca tomado como uma certeza,

mas deve sempre ser olhado como uma esperança.

A APE – Associação dos Pupilos do Exército não podia estar insensível aos dias difíceis com que nos confrontamos, em Portugal e no mundo em geral. Vivemos um período único na humanidade que nos é mais próxima. Nunca uma ameaça destas nos surgiu pela frente, e mesmo as guerras que se declararam, perto ou longe das nossas vidas, se lhe comparam, porque dessas sabíamos identificar os inimigos. Nesta não!… O inimigo é praticamente invisível e imprevisto.

A APE, enquanto instituição, pouco pode fazer, mas podemos e devemos exortar toda a Comunidade Pilónica, a enfrentar esta ameaça com esperança e determinação. E quando referimos Comunidade Pilónica, queremos alargá-la a Alunos e Antigos Alunos, Militares e Civis em serviço no Instituto, Professores e todos os Funcionários que contribuem com o seu melhor esforço e dedicação para que os nossos Pilões tenham o melhor acolhimento “naquela casa tão bela e tão ridente”, mas também os familiares dos Alunos e inevitavelmente, os Antigos Alunos, que são a memória viva do Pilão. A todos eles uma palavra de esperança no futuro e de força para resistirem com resiliência e salutar responsabilidade à ameaça que enfrentamos.

Não podemos também deixar de dirigir um eterno reconhecimento, a todos os que numa primeira linha, combatem e colaboram no esforço nacional para a derrota deste inimigo, como o Serviço Nacional de Saúde, Protecção Civil, PSP, GNR e Forças Armadas e todos os voluntários, que de forma abnegada vêm dando o seu valioso contributo para suster a vaga de proliferação desta pandemia. A todos o nosso agradecimento e admiração, pelo serviço público prestado.

Não podemos também de aqui deixar uma palavra com o nosso mais profundo e sentido pesar por todas a vidas já perdidas, assim como por todas aquelas que infelizmente ainda irão ser atingidas por esta desgraça global.

Estamos certos que, pese embora a nossa fraca possibilidade de contribuir para a mitigação da pandemia, os Pilões em geral, e dentro das competências de cada um e onde quer que estejam, não deixarão de fazer valer os valores que a nossa Escola lhes transmitiu, fazendo jus à sua vocação, adquirida nos Pupilos do Exército, de “Cidadãos úteis á Pátria”!

Por último, aos nossos Associados e a todos os Antigos Alunos, em geral, queremos afirmar a nossa disponibilidade, mobilizando a nossa comunidade a encontrar a ajuda que for possível.

E para todos os que puderem, cumpram as recomendações das autoridades e fiquem em casa, sempre que possível, até indicações em contrário.

Querer é Poder!

Lisboa, 31 de Março de 2020

Pela Direcção
O Presidente

Fernando Baptista Pires

Usamos cookies no nosso site para melhorar o desempenho e experiência. Ao continuar, declara aceitar todos os cookies.