Page 8 - Anexo do Boletim Numero 255 da APE
P. 8

    5- O nosso antepassado comum
  Procura-se o LUCA (acrónimo de Last Universal Common Ancestor ou seja, Último Antepassado Comum Universal a todas as espécies vivas actuais) organismo a partir do qual os três grandes domínios do ser vivo, (arqueus, bactérias, e eucariotas) evoluíram.
Esta denominação, (popularizada em 1996 aquando de um congresso pelo biologista Patrick Forterre) não tem exis- tência real: trata-se de um organismo imaginado pelos cien- tistas. Para traçar o seu retrato eles compararam os traços característicos dos três domínios dos seres vivos e retiveram o menor denominador comum: tudo nos leva no caminho de um ser simples composto de uma só célula (unicelular) que tinha todos os componentes dos organismos moder- nos: glícidos, lípidos e proteínas.
LUCA, que terá vivido há mais de 2,4 MMa, era prova- velmente um micro-organismo, não era nem uma bactéria, nem um arqueu, nem um eucariota, já que estes três grupos de organismos descendem dele. Não vivia só e coexistiu com comunidades de micro-organismos diversificados ex- tintos e sem descendentes. Era um organismo relativa- mente complexo: possuía muito provavelmente enzimas com a capacidade de reduzir o Dioxigénio em água. Por- tanto, uma fraca quantidade de Dioxigénio teria estado pre- sente (talvez de maneira transitória, antes da emergência das cianobactérias e da fotossíntese produtora de Oxigé- nio).
Entre o anonimato e o inanimado o elo que falta conhe- cer é um fantasma.
Teve necessariamente que passar dois marcos: o pri- meiro da aquisição do metabolismo, quer dizer, toda a pa- nóplia de reacções químicas que permitem a manutenção da vida. Em segundo lugar, inventar um mecanismo que permitiu a este metabolismo efémero de se reproduzir para resistir ao tempo.
Os bioquímicos suspeitam de um autor, o ARN, Ácido Ri- bonucleico que é capaz de se recopiar sozinho.
Bibliografia
“Histórias da Terra” de Elena Sanz
“A Origem da Humanidade e o seu Futuro Biológico” de “ Les Dossiers de la Recherche No 41 “
“ Science & Vie Junior Dossier Hors-Série Octobre 2001 “ “ Les Dossiers de la Recherche No 2- Mars 2013”
Francisco J. Ayala
7| Anexo Digital ao Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro






















































































   6   7   8   9   10