Breve biografia do Sr. Comendador Rui Nabeiro

Breve biografia do Sr. Comendador Rui Nabeiro

Comendador Rui Nabeiro

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931 na vila alentejana de Campo Maior, no seio de uma família humilde. Começou a trabalhar por volta dos 12 anos. Ajudava a mãe numa pequena mercearia e o pai e os tios na torra do café, numa época em que se sentiam os efeitos da guerra civil em Espanha e a zona raiana era lugar de contrabando.

Comendador Rui Nabeiro
Rui Nabeiro no Centro de Ciência do Café
em Campo Maior

Aos 17 anos, após a morte do pai, assumiu os destinos da pequena torrefação familiar. Para fazer crescer a empresa, fomentou a venda de café em Espanha, constituindo depois, em sociedade com os seus tios, a Torrefação Camelo.

Venderia mais tarde a sua participação aos familiares, criando em 1961 a sua própria empresa, a Delta Cafés, que além dum pequeno armazém de mercearias, logo se iniciou na torra do café. Nascia assim a marca Delta, que passados poucos meses se distribuía em todo o país, abrindo um entreposto comercial em Lisboa, em 1963, e outro no Porto, em 1964.

Antes do 25 de abril de 1974, e por duas vezes, Rui Nabeiro foi nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior em 1962 e em 1972. Voltaria a exercer o cargo em 1977, então por sufrágio universal, sendo reeleito duas vezes e mantendo-se no cargo até 1986.

Empresário líder no mercado dos cafés, constituiu em 1982 a Novadelta e, em 1984, criou uma nova fábrica de torrefação, na altura a maior da Península Ibérica. Em 1988 criou a holding Nabeirogest, através da qual soma, atualmente, investimentos no ramo agrícola e vitivinícola, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e na hotelaria.

A 9 de Junho de 1995 o Presidente da República Mário Soares atribuiu-lhe o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial, e a 5 de Janeiro de 2006 o Presidente Jorge Sampaio distinguiu-o como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2007 inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extra-escolares das crianças de Campo Maior. Com o patrocínio da Delta a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.

Hoje, mais de meio século após a fundação da Delta Cafés, o grupo empresarial liderado por Manuel Rui Azinhais Nabeiro emprega cerca de 3.500 colaboradores e os seus negócios estendem-se por vários pontos do mundo.

X